No momento, você está visualizando Como calcular os honorários contábeis?

Como calcular os honorários contábeis?

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:25 de abril de 2023
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Certamente essa é a dúvida mais comum entre os contadores. Quase todo contador ou contadora, se sentem inseguros e não sabem como calcular os honorários contábeis e cobrar da forma correta seus clientes. Nada mais complexo do que a precificação dos serviços contábeis, devido à grande variação na legislação de cada município, estado e principalmente de cada segmento. Mas uma coisa é certa, você quer ganhar dinheiro com contabilidade.

03 passos para calcular os honorários contábeis

Vou te ensinar como grandes empresas contábeis fazem para definir o valor de seus serviços, seguindo apenas 03 passos.

1º passo – Levante os parâmetros

Primeiramente, entenda o seu potencial cliente. Faça perguntas que possam trazer clareza do negócio dele e quais responsabilidades e demanda de sua equipe será exigida no atendimento. Os parâmetros mais importantes são:

VOLUME DE LANÇAMENTOS FISCAL E CONTÁBIL

Identifique com o potencial cliente o volume de clientes que possui e o volume de notas fiscais mensais, o número contas bancárias, fornecedores, etc.

VOLUME DE FUNCIONÁRIOS

Entenda o volume de sócios, funcionários, estagiários e menores aprendizes a empresa possui. Porque a rotina de pessoal gira em torno das folhas de pagamentos dos seus clientes.

TRIBUTAÇÃO

Se você atende todas as tributações é fator determinante essa informação. Porque essa informação irá te ajudar a dimensionar as obrigações acessórias e consequentemente o tempo de dedicação da sua equipe a empresa. E no caso de não atender alguma tributação, essa deve ser a primeira pergunta.

POSSUI ERP OU NÃO

Entenda como o cliente irá enviar os relatórios financeiros, essa informação irá te ajudar a dimensionar o tempo de escrituração dessa empresa.

QUAL A COMPLEXIDADE DO SEGMENTO

Cada negócio tem um grau de complexidade na escrituração, essa identificação trará uma previsão de tempo necessário para a escrita, com base na experiência da equipe em atendimento a outros clientes do segmento ou que conheçam a legislação específica, no caso de um segmento novo.

2º passo – Vamos calcular o honorário

Como contador, eu acredito que você conheça os custos de sua operação. Partindo desse ponto, você tem o custo por hora de sua equipe, por departamento, por cliente. Importante: conheça também a margem de lucro líquido que se tem ou que deseja ter.

Agora se o seu negócio está começando, você vai precisar seguir o 1º passo e substituir o 2º passo, pela tabela de referência que segue abaixo, para auxiliar na precificação:

3º passo – Calcular o tempo de dedicação e saber se dará lucro

Finalmente, vamos saber a previsão de lucratividade desse contrato. Primeiro vamos definir o tempo previsto por cada departamento na escrituração da empresa, com base nos parâmetros levantados no 1º passo e na média gasta em contratos similares. Em seguida, calcule o volume de horas versos o custo/hora. A diferença do honorário proposto menos o custo do honorário será a sua margem de lucro.

Resumindo: método de como definir o honorário da sua contabilidade

Atualmente, esse é o método de calcular o honorário contábil mais assertivo, utilizado por grandes empresas. Entenda os números do seu escritório de contabilidade, tenha a apuração do seu custo operacional “na ponta do lápis” e a defina a margem de lucro que deseja atingir.

Assim, você trará novos clientes com contratos mais rentáveis e poderá utilizar a mesma análise para fazer uma revisão nos honorários contábeis de contratos atuais.

Agora se você precisa aprofundar no assunto, veja mais em nossa biblioteca de conteúdos:

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário